quinta-feira, 28 de abril de 2011

O desporto Rei


"Deixa-me ouvir o noticiário filha, o país está mal!"
"Deixa-me só ver se o jogo vai dar na televisão dos pobres"
"Futebol?! À hora do jantar?!"
"Sim..Ainda é o que mexe (ou pára) o mundo"

Ia jurar que tinha ouvido na TVI24 a fantástica notícia do cessamento da guerra na Líbia para que os guerrilheiros pudessem ver o jogo Barcelona vs Real Madrid. Contudo, não a consigo encontrar.

Se realmente aconteceu, só ajuda a mostrar que a globalização das comunicações trouxe consigo novos vícios, fixações e necessidades que são compartilhadas por milhões de pessoas com idiomas e religiões distintos e com países distantes entre si e muitas vezes locais sem mapa.

O auditório televisivo encontra-se espalhado pelo mundo! E apesar dos cépticos pensarem que existe um fanatismo exagerado pelo futebol, este desporto Rei consegue, literalmente, parar guerras! A da Líbia não seria a primeira, este fenómeno não é novo para nós.
Espero sinceramente que esses senhores de grandes comentários apreciem o desporto da sua área, já que lhes é difícil perder tempo com o internacional.

A dita "mística", a cumplicidade entre jovens, adultos e até os nossos queridos avós se vestem das cores do seu clube e levam a parafrenália de sentimentos para a rua! E quando todos se juntam para vestir as mesmas cores, sofrer e gritar pelas mesmas cores.

É muito mais que um vício ou fanatismo pela equipa.. É fé nela!
É muito mais do que um casamento entre gente rica, muito mais que uma beatificação, muito mais que adrenalina! Está para além da guerra, da ditadura, da democracia ou monarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desabafa, critica, opina, anexa, conclui, fala sobre o sentido da vida xD